COBIT: DOMÍNIOS 2
Adquirir e Implementar
Trata da identificação das soluções de TI e se elas vão ser desenvolvidas ou adquiridas. Alterações e manutenções nos sistemas existentes existentes também fazem parte do escopo deste domínio.
Ele trata das questões:
· Os novos projetos fornecerão soluções que atendam às necessidades de negócios?
· Os novos projetos serão entregues no tempo e orçamento previstos?
· Os novos sistemas ocorreram apropriadamente quando implementado?
· As alterações ocorrerão sem afetar as operações de negócios atuais?
Entregar e Suportar
Trata da entrega gerenciamento da segurança e continuidade, suporte para os usuários e o gerenciamento de dados e recursos operacionais.
Trata geralmente das seguintes questões:
· Os serviços de TI estão sendo entregues de acordo com as prioridades de negócios?
· Os custos de TI estão otimizados?
· A força de trabalho está habilitada para utilizar os sistemas de TI de maneira produtiva e segura?
· Os aspectos de confidencialidade, integridade e disponibilidade estão sendo contemplados para garantir a segurança da informação.
Monitorar e Avaliar
Trata de Gerenciamento de performance, o monitoramento do controle interno, a aderência regulatória e a governança.
Trata geralmente das seguintes questões:
· A performance de TI é mensurada para detectar problemas antes que seja muito tarde?
· O gerenciamento assegura que os controles internos sejam efetivos e eficientes?
· O desempenho da TI pode ser associado aos objetivos de negócio?
· Existem controles adequados para garantir confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações?
fonte:COBIT 4.1
Trata da identificação das soluções de TI e se elas vão ser desenvolvidas ou adquiridas. Alterações e manutenções nos sistemas existentes existentes também fazem parte do escopo deste domínio.
Ele trata das questões:
· Os novos projetos fornecerão soluções que atendam às necessidades de negócios?
· Os novos projetos serão entregues no tempo e orçamento previstos?
· Os novos sistemas ocorreram apropriadamente quando implementado?
· As alterações ocorrerão sem afetar as operações de negócios atuais?
Entregar e Suportar
Trata da entrega gerenciamento da segurança e continuidade, suporte para os usuários e o gerenciamento de dados e recursos operacionais.
Trata geralmente das seguintes questões:
· Os serviços de TI estão sendo entregues de acordo com as prioridades de negócios?
· Os custos de TI estão otimizados?
· A força de trabalho está habilitada para utilizar os sistemas de TI de maneira produtiva e segura?
· Os aspectos de confidencialidade, integridade e disponibilidade estão sendo contemplados para garantir a segurança da informação.
Monitorar e Avaliar
Trata de Gerenciamento de performance, o monitoramento do controle interno, a aderência regulatória e a governança.
Trata geralmente das seguintes questões:
· A performance de TI é mensurada para detectar problemas antes que seja muito tarde?
· O gerenciamento assegura que os controles internos sejam efetivos e eficientes?
· O desempenho da TI pode ser associado aos objetivos de negócio?
· Existem controles adequados para garantir confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações?
fonte:COBIT 4.1
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