PMBOK

   Um dos assuntos mais recorrentes em concursos públicos para a área de TI é o PMBOK. Mas o que é PMBOK? Qual sua importância para nosso rotina de trabalho?
   O PMBOK(Project Management Body of Knowledge)  é um  conjunto de práticas em gerência de projetos que é publicado pelo PMI(Project Management Institute) em formato de um guia, chamado de Guia PMBOK.(fonte wikipedia).
   Em diversas profissões há a necessidade de se trabalhar com projetos,exs: Engenharia Civil e seus projetos de construção, Analise de Sistemas com os projetos de software, etc.
   Um projeto é composto de atividades que buscam atingir a um ou vários objetivos e que tem início e fim. Falando de minha área, desenvolvimento de sistemas, projeto faz parte da rotina, temos sempre que criar novos sistemas que possuem prazo de entrega e visam atingir a algum objetivo. Quando trabalhamos com gerência de projetos tentamos utilizar controles, regras, boas práticas que permitam que tenhamos o melhor resultado com o menor custo possível. Ao meu ver este é o ganho em se trabalhar com padrões como o PMBOK.
   Como estou revisando o PMBOK achei interessante que a medida que reviso eu publique minhas impressões, assim consigo assimilar melhor e talvez ajude a alguem que esteja estudando como eu.
   Tentarei deixar post curtos para não ficar enfadonho.
   Até mais!!
 

Comentários

Postagens mais visitadas