PMBOK: Grupo de Processos de Planejamento

   O grupo de processos de planejamento abrange a definição do escopo do projeto, refinamento dos objetivos e desenvolvimento do plano de ação do projeto.
  Nele temos:
   1- Desenvolver o Plano de Gerenciamento do Projeto - O plano de gerenciamento do projeto é um documento onde constarão os planos de gerenciamento das diversas áreas, como : Escopo, Tempo, Custos, ,Qualidade, Recursos Humanos, Riscos, Comunicações  e aquisição. Com este documento o gerente de projeto sabe como atuará no monitoramento dessas diversas variáveis.
   2 - Coletar Requisitos - Neste processo são utilizadas técnicas de elicitação de requisitos e são gerados, pelo menos, a listagem de requisitos, um plano de gerenciamento de requisitos e uma matriz de rastreabilidade.
   Matriz de Rastreabilidade - A Matriz é composta de no mínimo: O título do requisito,descrição do requisito,prioridade estabelecida,um status (ativo ou inativo) e quando da criação da EAP (falarei mais tarde nela) um código da atividade no EAP, de forma que possa-se rastrear o andamento da mesma.(fonte:http://gerentedeprojeto.net.br/?p=243)
   3 - Definir o Escopo - Coletados os requisitos chegou a hora da definição do escopo do projeto. Basicamente trata-se de juntar ao Termo de abertura do projeto os requisitos levantados e definir-se que o projeto fará os requisitos definidos e apenas eles. É gerado o documento do escopo do projeto que define objetivos, marcos de entrega, etc.

Comentários

Postagens mais visitadas