COBIT

   COBIT®, do inglês, Control Objectives for Information and related Technology, é um guia de boas práticas apresentado como framework, dirigido para a gestão de tecnologia de informação (TI). Mantido pelo ISACA (Information Systems Audit and Control Association)  possui uma série de recursos que podem servir como um modelo de referência para gestão da TI, incluindo um sumário executivo, um frameworkobjetivos de controlemapas de auditoriaferramentas para a sua implementação e principalmente, um guia com técnicas de gerenciamento (fonte: wikipedia)
   O COBIT apresenta boas práticas utilizando um modelo de domínios e processos. Essas boas práticas representam o consenso de especialistas e são focadas mais no controle do que na execução propriamente dita. Ele indica o que é preciso ser feito mas não direciona como.
   Busca-se com essas práticas otimizar os investimentos, assegurar a entrega dos serviços e prover métricas para ajudar nas análises dos problemas ocorridos. O modelo de processos do COBIT é dividido em 4 módulos e 34 processos (adaptado do COBIT 4.1)
   Princípios básicos do COBIT: Os requisitos de negócios direcionam os investimentos em recursos de TI que são utilizados por processos de TI com o objetivo de entregar informações organizacionais que respondem aos requisitos de negócios.
   
   No proximo post sobre COBIT falarei um pouco sobre o modelo de domínios.
   Até lá!!

Comentários

Postagens mais visitadas