PMBOK: Estrutura

   O PMBOK prega que existem 42 processos agrupados em 5 grupos que devem ser integrados para podermos gerenciar processos com qualidade.
   Os 5 grupos de processos são:

  1. Inicialização
  2. Planejamento
  3. Execução
  4. Monitoramento e controle
  5. Encerramento
   Cada grupo de processos listados atuam dentro das chamadas áreas de conhecimentos:
    1. Integração
    2. Escopo
    3. Tempo
    4. Custos
    5. Qualidade
    6. Recursos Humanos
    7. Comunicações
    8. Riscos
    9. Aquisições
       Na prática temos a definição dos processos, por exemplo, da área de Escopo e cada um deles se encaixando em um dos 5 grupos definidos já citados. Quando destrincharmos cada uma das áreas de conhecimentos isto ficará mais claro.
       Resumo do post: PMBOK prega 9 áreas de conhecimentos que devem ser consideradas na gerência de projetos e essas áreas são formadas por 42 processos que são agrupados conceitualmente em 5 grupos. O entendimento dessas áreas de conhecimentos e de seus processos é importante para o estudo do PMBOK.
      Até a próxima!!

    Comentários

    Postagens mais visitadas