PMBOK: Estrutura
O PMBOK prega que existem 42 processos agrupados em 5 grupos que devem ser integrados para podermos gerenciar processos com qualidade.
Os 5 grupos de processos são:
Os 5 grupos de processos são:
- Inicialização
- Planejamento
- Execução
- Monitoramento e controle
- Encerramento
- Integração
- Escopo
- Tempo
- Custos
- Qualidade
- Recursos Humanos
- Comunicações
- Riscos
- Aquisições
Na prática temos a definição dos processos, por exemplo, da área de Escopo e cada um deles se encaixando em um dos 5 grupos definidos já citados. Quando destrincharmos cada uma das áreas de conhecimentos isto ficará mais claro.
Resumo do post: PMBOK prega 9 áreas de conhecimentos que devem ser consideradas na gerência de projetos e essas áreas são formadas por 42 processos que são agrupados conceitualmente em 5 grupos. O entendimento dessas áreas de conhecimentos e de seus processos é importante para o estudo do PMBOK.
Até a próxima!!
Comentários
Postar um comentário
Deixe sua sugestão ou críticas