Reengenharia de Software

   Reengenharia de Software é o exame e alteração de um sistema existente para reconstituição em uma nova forma. Esse processo é formado por subprocessos tais como Engenharia Reversa, Reestruturação, Tradução, Reengenharia de Dados, Redocumentação e Reposicionamento(Retargeting).
   Histórico:
   Nos anos 80 apareceram as primeiras ferramentas de Reengenharia (ferramentas de Reestruturação e análise de código). Mas a maioria das empresas não concebiam seu uso. Pouco se falava sobre problemas de manutenção existentes e quando se falava muitas pessoas acreditavam que refazer o código por completo ainda era a solução. "Os aplicativo de Reengenharia eram soluções a procura de um problema" - Ulrich.
   Com o passar do tempo, as grandes organizações passara a usar essa tecnologia. Os primeiros aplicativos a surgirem foram os produtos de Reestruturação de programas COBOL.
   Com o tempo as aplicações foram ficando mais sofisticadas e hoje existem ferramentas que se propõe a converter, por exemplo, um programa em uma linguagem COBOL para a linguagem Java. É claro que a utilidade de ferramentas de conversão é uma faca de dois gumes. Se  a ferramenta de conversão trouxer um código muito complicado de entender o trabalho de entendimento vai ser tão complicado quanto entender o programa original.
   continua...

Comentários

Postagens mais visitadas