Fatores controladores da qualidade da Manutenção

   Encorajando o uso de técnicas e ferramentas de manutenção de software e fornecendo treinamento muitos problemas podem ser evitados. Alguns fatores podem ser utilizados para minimizar o trabalho com manutenção, como:

  1. Qualidade do Processo
  2. Qualidade do Ambiente
  3. Qualidade do Pessoal e
  4. Qualidade Organizacional
   Um sistema construído a partir de um processo bem orgazinizado, documentado e eficiente, precisará de menos alterações do que outro sem essas características. A qualidade do software é diretamente proporcional a manutenibilidade do mesmo.
   Tanto quanto os desenvolvedores, os programadores de manutenção são dependentes do ambiente no qual trabalham. Sua produtividade é determinadas pelo seu equipamento de trabalho(hardware,software e documentação). Um programador de manutenção trabalhando com ferramentas CASE e estações de trabalho altamente gráficas é muito mais produtivo do que um que trabalhe em um terminal convencional com editores antiquados.
   Disponibilidade de pessoal qualificado é o fator mais influente que direciona os custos de manutenção. Familiaridade com o domínio do problema, sua solução e a linguagem são tão importantes para a manutenção quanto para o desenvolvimento. Alguém que conhece o problema leva muito menos tempo para localizar o erro, comparado com alguém para o qual o problema é desconhecido. Outro fator importante é o treinamento do pessoal envolvido com manutenção em ferramentas CASE que auxiliem seu trabalho.
   Finalmente, há o fator organizacional. Um grupo de manutenção bem organziado e com controle de mudanças é muito mais efetivo que um desorganizado.

Comentários

Postagens mais visitadas