Manutenção de software

   Ao contrário do que alguns pensam, o ciclo de vida de um sistema não termina com sua implantação. Ele tende a apresentar mudanças no período compreendido entre sua liberação até sua "aposentadoria". Essa fase é conhecida como Manutenção de Software.
   Algumas definições:
   Manutenção de Software é o nome dado ao conjunto de atividades realizadas sobre um software, após a liberação do mesmo para os usuários, incluindo sua documentação.
   Definição ANSI: Modificação de um software apo´s a entrega para corrigir falhas, aumentar a performance ou outros atributos, ou adaptar o produto a mudanças no ambiente.
   O software com defeito precisa de manutenção tanto quanto o hardware, com a diferença de que ele muitas vezes pode continuar seu funcionamento mesmo durante a manutenção. O software precisa desse suporte enquanto existir, e esse processo é tão importante quanto o desenvolvimento de novos sistemas.
   Apesar de sua importância, a Manutenção de Software, nem sempre tem uma estrutura organizada nas organizações, pelo contrário, muitas vezes as atividades de manutenção são feitas de forma improvisada.
  Nos próximos posts examinarei os tipos de manutenção existentes.

Comentários

Postagens mais visitadas