ITIL - Framework de Serviços em TI
A ITIL (Information Technology Infrastructure Library) é um framework de boas práticas para a disponibilização de serviços de TI (tecnologia da Informação), sua infraestrutura e manutenção. Ela nasceu nos anos 80 e hoje encontra-se na versão 3. Quem mantém a ITIL, atualmente, é a OGC (Office for Government Commerce) da Inglaterra.
A ITIL é descrita em 5 livros : Estatégia do Serviço (Service Strategy), Desenho do Serviço(Service Design), Transição do Serviço (Service Transition), Operação do Serviço (Service Operation) e Melhoria Contínua do Serviço(Continual Service Improvement).
A ITIL não é uma metodologia, e assim como o COBIT e outros Frameworks, ela não diz como a empresa deve proceder detalhadamente e sim dá um rumo onde ela pode se basear e adaptar a sua realidade.
Para terminar este primeiro post sobre ITIL é necessário dizer que ela não se resume à implantação de uma central de serviços. A central de serviços é apenas a parte mais visível para o usuário. Depois retomarei o tema. Até mais.
A ITIL é descrita em 5 livros : Estatégia do Serviço (Service Strategy), Desenho do Serviço(Service Design), Transição do Serviço (Service Transition), Operação do Serviço (Service Operation) e Melhoria Contínua do Serviço(Continual Service Improvement).
A ITIL não é uma metodologia, e assim como o COBIT e outros Frameworks, ela não diz como a empresa deve proceder detalhadamente e sim dá um rumo onde ela pode se basear e adaptar a sua realidade.
Para terminar este primeiro post sobre ITIL é necessário dizer que ela não se resume à implantação de uma central de serviços. A central de serviços é apenas a parte mais visível para o usuário. Depois retomarei o tema. Até mais.
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