ITIL: Estratégia do Serviço
A Estratégia do Serviço (Service Estrategy) busca definir como os serviços de TI podem ajudar a atingir os objetivos estratégicos da empresa.
Nesta fase temos os seguintes processos:
Nesta fase temos os seguintes processos:
- Geração da Estratégia - Aqui busca-se conhecer o mercado, o cliente, o que ele deseja e traçar o caminho a seguir.
- Gerenciamento de Portfólio - Em síntese é o gerenciamento sobre todos os serviços que são oferecidos pela empresa e os que estão ainda em planejamento. O gerenciamento é dinâmico, pois serviços podem deixar de ser oferecidos e novos serviços podem surgir na empresa.
- Gerenciamento de Demandas - Busca saber se os serviços atuais atendem a demanda. Inclui estudos sobre, por exemplo, que parte do dia meu cliente consome mais meu serviço? Para poder equilibrar o uso do serviço e não ter momentos de total de "ociosidade" do serviço.
- Gerenciamento Financeiro - Análise financeira dos serviços. É aqui que busca-se saber se um serviço será lucrativo ou não para a empresa. Pode incluir a parte de cobrança pelo serviço de TI, se o foco da empresa for esse.
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