Falando mais um pouco sobre Analistas de Sistemas

   Como disse num post anterior, Analista de Sistemas não sabe tudo, mas em que áreas um Analista de Sistemas pode atuar? Que formação deve ter? Com o que deve se preocupar para ser um bom profissional? Vou tentar em alguns posts, não necessariamente diários, falar sobre as características de minha profissão.
   Quando alguem lê o termo Analista de Sistemas lembra logo do desenvolvimento de aplicações. E realmente um Analista passa o seu tempo desenvolvendo um sistema,liderando uma equipe que o fará , fazendo reuniões com clientes etc. Mas antes do sistema vem o negócio, o problema que se quer resolver. Um bom analista deve sempre se perguntar se o cliente precisa realmente do sistema. Ele vai resolver o problema? Vai ajudar a empresa a atingir seus objetivos? Será que não é melhor comprar um produto em vez de desenvolver? São perguntas que cabem ao profissional de TI e que devem ser expostas ao cliente.
   Quando alguem quer adquirir um software deve estar ciente dos tipos que existem no mercado e saber escolhe-los. Vejamos, uma loja de varejo quer ter um software de vendas ela pode tomar uma das seguintes decisões:
  1. Instalar um software livre(se houver)
  2. Comprar um software de prateleira
  3. Contratar uma empresa para desenvolver o sistema
  4. Empregar um Analista/Programador para desenvolver o software na empresa 
   A opção Software Livre é a opção, na teoria, mais barata. Existem vários softwares livres no mercado , alguns muito bons, outros nem tanto. Cabe a empresa verificar se o mesmo atende suas necessidades.
   Software de prateleira é o software feito pra atingir um grande público e suas diferentes características. Ex: Software de Controle de Estoque. Um software deste tipo tenta atender a todas as empresas que trabalham com estoque. Cabe a empresa analisar se ele atende as suas necessidades. Geralmente médias a grandes empresas têm características que os softwares de prateleiras não atendem e elas pulam para a opção 3 ou 4.
   Contratar empresa de software é uma das formas de resolver o problema da empresa. Se ela tiver capital para investir e as opções 1,2 e 4 não atendem. No modelo tradicional é feito um contato com a empresa desenvolvedora e a mesma discute o escopo e prazos do projeto e negocia valores. Em outros posts detalharei mais.
   Finalmente a opção 4. Criar sua estrutura de desenvolvimento. Quando a empresa vai crescendo pode sentir a necessidade cada vez maior da tecnlogia e pode ser o caso de montar uma equipe de desenvolvimento. Isto envolve custos mas em alguns casos é o mais recomendado.
   As 4 opções acima dão um pequeno exemplo do mercado de trabalho do Analista de Sistemas: Ele pode trabalhar em empresas de desenvolvimento de sistemas, distribuir um software livre , normalmente ganhando com consultoria e suporte e trabalhar desenvolvendo para uma empresa comum como uma loja, uma usina, uma distribuidora, etc.
   É claro que não esgotei o tema e as áreas não se restringem a estas. Podemos trabalhar em desenvolvimento de sites, trabalhar em órgãos públicos etc.
   Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas