Análise de Requisitos

   Uma das principais fases do desenvolvimento de algum sistema é a análise de requisitos. É nela que o analista busca captar do cliente as funcionalidades que ele espera. Uma análise de requisitos mal feita pode ocasionar sérios prejuízos para a empresa.
    Há diferente modelos de processo de software que encaram a análise de requisitos de forma diferente. No modelo em cascata a análise de requisitos é feita apenas no início do projeto e o cliente só vê o resultado no final, o que , muitas vezes, acarreta em descontentamento.
    Já em outros modelos,como SCRUM, por exemplo, o cliente, idealmente, participa de todo o processo de desenvolvimento sugerindo novas funcionalidades, tirando outras, tudo isto negociado com os desenvolvedores.
   Não existe modelo certo ou errado, pois no caso de um sistema em que os requisitos são imutáveis ou muito pouco alterado o modelos em cascata se adequaria. Mas a tendência atual é trabalharmos com metodologias que permitam que o cliente esteja ciente dos passos do projeto a cada dia e de preferência que ele "faça parte' da equipe.

Comentários

Postagens mais visitadas