Analista de Sistemas não sabe tudo!!

   Como disse no meu primeiro post sou formado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Alagoas ( que está fazendo 50 anos-parabens UFAL!!) e saindo do curso gostei da área de desenvolvimento de sistemas e me dediquei a mesma. Mas desde o início percebe que mitificam nossa profissão, para os leigos todos são "Analistas de Sistemas" e todo profissional de informática é obrigado a saber de tudo relativo a tecnologia.
 O foco do Analista de Sistemas é projetar/implementar sistemas, ele não tem a obrigação de saber como fazer uma mala direta no editor de texto, ou deixar a rede da empresa mais rápida ou definir a política de segurança da empresa. É claro que todo conhecimento é válido mas acredito na política do "cada macaco no seu galho", é claro que em empresas pequenas a figura do Analista de Sistemas se transforma no faz tudo da TI, mas numa empresa comprometida com a tecnologia deve-se ter uma separação entre as funções com os diversos perfis de TI, como Gerente de Redes, Suporte e Administrador de Banco de dados.
 Um reflexo desse generalização são os editais de concurso público para Analistas de Sistemas, nestes editais espera-se que o profissional domine diversas disciplinas que não fazem parte do seu dia a dia, é como cobrar de um médico que ele conheça as diversas especializações de sua área.
 Apesar de toda essa complicação adoro minha profissão e espero que tenhamos, um dia, um  conselho de classe e leis que regulamentem nosso trabalho.

Comentários

  1. Nossa área precisa urgentemente de regulamentação e ainda será uma das profissões mais cobiçadas, apesar de tão jovem. Tvz por essa jovialidade (ou complexidade), até mesmo colegas se confudem quanto as sub-áreas em que se divide a TI, e por isso surge muito charlatão vendendo a ideia de que resolve tudo por uma ninharia.

    Vamos fortalecer a força pela regulamentação da área.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe sua sugestão ou críticas

Postagens mais visitadas