Scrum: Parte 2

   O Scrum é pautado em alguns eventos ou cerimônias que devem ser seguidas pelo Time Scrum. Esclarecendo que Time Scrum é composto de todos os papéis do Scrum: Product Owner, Scrum Master e o Time.
   Vamos visualizar o ciclo de vida Scrum e a partir dele podemos entender melhor os eventos:

   Ciclo de Vida Scrum:

Fonte: http://www.devmedia.com.br/gerenciamento-de-projetos-com-scrum-e-agilo/31690 visitado dia 21/12/2014

   Tudo começa no planejamento inicial, onde o Product Owner(PO) é responsável por definir com o cliente a visão do produto, metas, aceites do produto e seus requisitos. Como resultado tem-se o Backlog do produto priorizados e com o conceito de pronto definido:
   Um recurso importante do Scrum é o conceito de definição de “pronto”. É importante que, para cada item do Backlog do produto, haja o entendimento do que é a funcionalidade estar pronta e esse conceito deve ser partilhado entre cliente e time Scrum.
   A Sprint (corrida) - A entrega do produto é realizada em iterações de desenvolvimento chamadas sprints. Normalmente se divide as iterações em semanas. Recomenda-se de 2 a 4 semanas por iteração.
   
Reunião de planejamento da Sprint:

   A cada começo de Sprint deve-se ter a reunião de planejamento da mesma. O tempo da reunião é estimado por 2h por semana de Sprint. Se o tamanho da sprint for de 2 semanas teremos 4 horas de reunião.
   A reunião é dividida em 2 partes:
   Na primeira metade o PO mostra os itens da Backlog mais prioritários e junto com o a equipe define o que será entregue ao final da Sprint.
   Na segunda parte realiza-se uma reunião técnica onde o time define quais atividades serão necessárias para entregar o solicitado.
   Caso o time chegue a conclusão de que há trabalho de mais ou de menos negocia com o PO e ao final temos o Backlog da Sprint

   Backlog da Sprint: Lista de atividades necessárias ao atendimento dos itens priorizados pelo PO na sprint.
   
   Dayly Meeting:
   
   O ciclo da Sprint começa e diariamente tem-se a reunião de 15 minutos, em pé, onde os progressos e problemas são compartilhados. Nesta reunião o time deve responder: O que fez ontem; O que pretendo fazer hoje e os problemas ocorridos.

 Desenvolvimento
    Durante a sprint o time desenvolve as funcionalidades sendo acompanhados pelo Scrum Master que apoia o trabalho da equipe. E é sempre importante o contato com o PO para dirimir possíveis dúvidas.
   Durante as 2 ou 4 semanas de desenvolvimento não se muda o escopo do Backlog do Produto, mas pode-se mudar o Backlog da sprint. Ex: Mudança de tecnologia para o desenvolvimento de algum item.
   O acompanhamento do desenvolvimento é realizado por todos através da ferramenta Kanban:
   O kanban é  um quadro onde se colocam as atividades do backlog da sprint, as atividades em execução, as com algum problema e o responsável por cada uma delas. Sempre que há uma atualização no status de alguma tarefa ela é atualizada no kanban tornando o processo de monitoramento do escopo e tempo transparente.
 
Fonte:https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/f/f5/Kanban_board_example.jpg
   Outra ferramenta utilizada é o gráfico Burndown - gráfico que mostra o progresso do Backlog ao longo da Sprint.
 
Retirado da wikipedia

   Ao término da sprint acontecem duas reuniões. 
   A com o Product Owner: 
   Revisão da sprint
   Validação das entregas realizadas na sprint. Caso algum item não tenha sido entregue ou não atendeu completamente o escopo, ele deve voltar ao Backlog do produto ou da Sprint.

   A com a equipe, apenas:

Retrospectiva da sprint
   Reunião da equipe  para estudar as lições aprendidas da última sprint e avalia-se como foi o trabalho, se a qualidade foi a adequada, se a capacidade estimada de produtividade da equipe funcionou e em caso contrário é feita a revisão do mesmo para ajustar a produtividade real da equipe. 

   O ciclo continua até que o backlog do produto esteja completamente implementado. 

   Bom, este foi meio breve resumo de Scrum. 
   Até a próxima!



Comentários

Postagens mais visitadas