Serviço Público e o Esvaziamento do Estado
Serviço Público e o Esvaziamento do Estado
Não sei se alguém ganha alguma coisa com isto, se é maldade ou se é porque, teoricamente é uma decisão mais fácil ou mais popular, mas sempre que se fala em crise, em cortar despesas ou fazer ajustes , se fala em prejudicar de alguma forma o serviço público.
O servidor público, em geral, é tido como preguiçoso ou acomodado. Mas generalizar é muita burrice ou má vontade. É claro que existem servidores públicos ruins, como temos vários profissionais ruins em diversas áreas. Como por exemplo médicos que mal olham na sua cara e você pagando um plano de saúde caríssimo.
Na verdade sinto que muitas das dificuldades do serviço público são derivadas de falta de planejamento, sucateamento de órgãos e falta de pessoal.
Eu, por exemplo, trabalho em um órgão em que o último concurso foi feito em 2001. Muita gente saiu por aposentadoria ou por ter conseguido outras oportunidades e o serviço só aumentando.
Para agravar a situação dos servidores, quando falamos de aumento somos mercenários e não ganhamos nem seque o reajuste da infração: vide ano passado quando recebemos 5% de aumento dividido em 3 vezes, ridículo.
A situação de sucateamento, proposital ou não, vai acabar em tornar os órgãos privatizados. Sem concurso nem previsão para fazê-los, qual a saída? Terceirizar. Será que terceirizar por terceirizar vai ser bom?
Isto me lembra a situação de antes de 1988, onde a cada eleição mudavam os funcionários dos órgãos ao bel prazer do político da vez. Voltaremos ao passado, onde concurso era exceção? E qual o motivo da lei de responsabilidade fiscal ser tão dura com os servidores e não citam a terceirização? Terceirização também é gasto com pessoal travestido de contrato.
Para completar, vemos notícias de que o governo federal quer negociar as dívidas dos estados condicionando a não darem aumento nem fazer novos concursos.
Não, não somos o problema. Os servidores, muitas vezes, são quem protegem a sociedade dessa política suja. Vide o belo trabalho dos auditores da CGU.
É lamentável e preocupante que cheguemos neste estágio.
Espero que a sociedade acorde e fique alerta para os problemas deste esvaziamento do Estado.
Comentários
Postar um comentário
Deixe sua sugestão ou críticas