MPB.BR - Nível F
Nível F (Gerenciado)
É o segundo nível do MPB.BR. Nele constam os seguintes processos:
- Medição:
Resultados Esperados:
- Objetivos de medição são estabelecidos e mantidos a partir dos objetivos estratégicos da organização e das necessidades de informação de outros processos.
- Um conjunto adequado de medidas é identificado, definido, priorizado, documentado, revisado e, quando pertinente, atualizado.
- Os procedimentos para a coleta/armazenamento de medidas são definidos.
- Os procedimentos para a análise das medidas são definidos.
- Os dados são coletados e analisados.
- Os dados e os resultados das análises são armazenados.
- Os dados e os resultados das análises são comunicados aos interessados e utilizados para apoiar decisões.
- Garantia de Qualidade:
Resultados Esperados:
- Verificação periódica se os produtos de trabalho atendem aos padrões, procedimentos e requisitos definidos, antes dos produtos serem entregues ao longo do ciclo de vida do trabalho.
- A aderência dos processos executados às descrições de processo, padrões e procedimentos é avaliada objetivamente.
- Os problemas e não conformidades são identificados, registrados e comunicados
- Ações corretivas para as não conformidades são estabelecidas e acompanhadas até as suas efetivas conclusões.
- Gerência de Problemas:
Resultados Esperados:
- Problemas são identificados, registrados e classificados.
- Problemas são priorizados e analisados.
- Problemas são resolvidos e encerrados
- Problemas que não progrediram de acordo com o nível de serviço acordado são escalados.
- O efeito de problemas não resolvidos é minimizado.
- As partes interessadas são comunicadas sobre o andamento da resolução dos problemas.
- Gerência de Portfólio de Trabalhos:
Resultados Esperados:
- As oportunidades de negócio, as necessidades e investimentos são identificados, qualificados, priorizados e selecionados em relação aos objetivos estratégicos de forma criteriosa.
- Os recursos e orçamentos são identificados e alocados.
- A responsabilidade e autoridade pelo gerenciamento dos trabalhos são definidas.
- O portfólio é monitorado em relação aos critérios definidos para a priorização.
- Ações para corrigir desvios e prevenir a repetição dos problemas são estabelecidas, implementadas e acompanhadas.
- Os conflitos sobre recursos entre trabalhos são tratados e resolvidos, de acordo com os critérios definidos.
- Trabalhos que atendem aos acordos e requisitos são mantidos, e os que não atendem são redirecionados ou cancelados
- A situação do portfólio de trabalhos é comunicada às partes interessadas sempre que necessário ou numa periodicidade pré-definida.
- Gerência de Configuração:
Resultados Esperados:
- Um Sistema de Gerência de Configuração é estabelecido e mantido.
- Os itens de configuração são identificados de forma criteriosa.
- Os itens de configuração sujeitos a um controle formal são colocados sob uma linha de base.
- Alterações em itens de configuração são controladas.
- O armazenamento, o manuseio e a liberação de itens de configuração e linhas de base são controlados.
- Auditorias de configuração são realizadas para assegurar que as linhas de base e os itens de configuração estejam íntegros, completos e consistentes.
- As informações de itens de configuração são comunicadas às partes interessadas.
- Aquisição :
Resultados Esperados:
- As necessidades de aquisição, as metas, os critérios de aceitação do serviço ou produto, os tipos e a estratégia de aquisição são definidos.
- Os critérios de seleção do fornecedor são estabelecidos e usados para avaliar os potenciais fornecedores.
- O fornecedor é selecionado com base na avaliação das propostas e dos critérios estabelecidos.
- Um acordo que expresse claramente as expectativas, responsabilidades e obrigações de ambas as partes (cliente e fornecedor) é estabelecido e negociado entre elas.
- Um serviço ou produto que satisfaça a necessidade expressa pelo cliente é adquirido baseado na análise dos potenciais candidatos.
- A aquisição é monitorada de forma que as condições especificadas sejam atendidas, tais como custo, cronograma e qualidade, gerando ações corretivas quando necessário.
- O serviço ou produto é entregue e avaliado em relação ao acordado e os resultados são documentados.
- O serviço ou produto adquirido é incorporado ao trabalho, caso pertinente.
Neste nível, além dos processos deverem ser executados e gerenciados o produtos dos processos também devem ser gerenciados.
Lembrando que os níveis são cumulativos, ou seja, para se estar no nível F deve-se implantar os processos do nível G.
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