MPB.BR - Nível F

Nível F (Gerenciado)


   É o segundo nível do MPB.BR. Nele constam os seguintes processos:
  • Medição:
   Objetivo: coletar, armazenar, analisar e relatar os dados relativos aos serviços desenvolvidos/implementados na organização apoiando os objetivos da organização.
         
           Resultados Esperados:

  1. Objetivos de medição são estabelecidos e mantidos a partir dos objetivos estratégicos da organização e das necessidades de informação de outros processos.
  2. Um conjunto adequado de medidas é identificado, definido, priorizado, documentado, revisado e, quando pertinente, atualizado.
  3. Os procedimentos para a coleta/armazenamento de medidas são definidos.
  4. Os procedimentos para a análise das medidas são definidos. 
  5. Os dados são coletados e analisados. 
  6. Os dados e os resultados das análises são armazenados. 
  7. Os dados e os resultados das análises são comunicados aos interessados e utilizados para apoiar decisões.
  • Garantia de Qualidade:
      Objetivo: assegurar que os produtos de trabalho e a execução dos processos estejam em conformidade com o planejamento.

           Resultados Esperados:

  1. Verificação periódica se os produtos de trabalho atendem aos padrões, procedimentos e requisitos definidos, antes dos produtos serem entregues ao longo do ciclo de vida do trabalho. 
  2. A aderência dos processos executados às descrições de processo, padrões e procedimentos é avaliada objetivamente. 
  3. Os problemas e não conformidades são identificados, registrados e comunicados
  4.  Ações corretivas para as não conformidades são estabelecidas e acompanhadas até as suas efetivas conclusões. 
  • Gerência de Problemas:
         Objetivo: minimizar a interrupção do serviço por meio da investigação de causa raiz de um ou mais incidentes ocorridos.
       
           Resultados Esperados:

  1. Problemas são identificados, registrados e classificados.
  2. Problemas são priorizados e analisados.
  3. Problemas são resolvidos e encerrados
  4. Problemas que não progrediram de acordo com o nível de serviço acordado são escalados.
  5. O efeito de problemas não resolvidos é minimizado.
  6. As partes interessadas são comunicadas sobre o andamento da resolução dos problemas.
  • Gerência de Portfólio de Trabalhos:
       Objetivo:iniciar e manter trabalhos que sejam necessários, suficientes e sustentáveis, de forma a atender os objetivos estratégicos da organização.

        Resultados Esperados:


  1. As oportunidades de negócio, as necessidades e investimentos são identificados, qualificados, priorizados e selecionados em relação aos objetivos estratégicos de forma criteriosa.
  2. Os recursos e orçamentos são identificados e alocados.
  3. A responsabilidade e autoridade pelo gerenciamento dos trabalhos são definidas.
  4. O portfólio é monitorado em relação aos critérios definidos para a priorização.
  5. Ações para corrigir desvios e prevenir a repetição dos problemas são estabelecidas, implementadas e acompanhadas.
  6. Os conflitos sobre recursos entre trabalhos são tratados e resolvidos, de acordo com os critérios definidos.
  7. Trabalhos que atendem aos acordos e requisitos são mantidos, e os que não atendem são redirecionados ou cancelados
  8. A situação do portfólio de trabalhos é comunicada às partes interessadas sempre que necessário ou numa periodicidade pré-definida.

  • Gerência de Configuração:
        Objetivo: estabelecer e manter a integridade de todos os produtos de trabalho de um processo ou trabalho e disponibilizá-los a todos os envolvidos.

         Resultados Esperados:


  1. Um Sistema de Gerência de Configuração é estabelecido e mantido.
  2. Os itens de configuração são identificados de forma criteriosa.
  3. Os itens de configuração sujeitos a um controle formal são colocados sob uma linha de base.
  4. Alterações em itens de configuração são controladas.
  5. O armazenamento, o manuseio e a liberação de itens de configuração e linhas de base são controlados.
  6. Auditorias de configuração são realizadas para assegurar que as linhas de base e os itens de configuração estejam íntegros, completos e consistentes.
  7. As informações de itens de configuração são comunicadas às partes interessadas.
  • Aquisição :
          Como o nome já diz, é responsável pelas aquisições de produtos ou serviços para poder atender aos clientes. Compreende todo o gerenciamento das aquisições, desde a escolha dos fornecedores, gestão dos contratos, entregas dos produtos, etc.

           Resultados Esperados:


  1.    As necessidades de aquisição, as metas, os critérios de aceitação do serviço ou produto, os tipos e a estratégia de aquisição são definidos.
  2.   Os critérios de seleção do fornecedor são estabelecidos e usados para avaliar os potenciais fornecedores.
  3.   O fornecedor é selecionado com base na avaliação das propostas e dos critérios estabelecidos.
  4.   Um acordo que expresse claramente as expectativas, responsabilidades e obrigações de ambas as partes (cliente e fornecedor) é estabelecido e negociado entre elas.
  5.   Um serviço ou produto que satisfaça a necessidade expressa pelo cliente é adquirido baseado na análise dos potenciais candidatos.
  6.   A aquisição é monitorada de forma que as condições especificadas sejam atendidas, tais como custo, cronograma e qualidade, gerando ações corretivas quando necessário.  
  7.  O serviço ou produto é entregue e avaliado em relação ao acordado e os resultados são documentados.
  8.  O  serviço ou produto adquirido é incorporado ao trabalho, caso pertinente.    

  Neste nível, além dos processos deverem ser executados e gerenciados o produtos dos processos também devem ser gerenciados.
  Lembrando que os níveis são cumulativos, ou seja, para se estar no nível F deve-se implantar os processos do nível G.
   

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