MPS.BR NÍVEL E

Nível E (Parcialmente  Definido)

   O nível E tem como foco principal a padronização dos processos da organização.
   Ele é composto pelos seguintes processos:

  • Gerência de Trabalhos (GTR) (evolução)
   Propósito:

   Estabelecer/manter planos que definem as atividades, recursos e responsabilidades do trabalho a ser realizado;
   Prover informações sobre o seu andamento que permitam a realização de correções quando houver necessidade.

   Resultados esperados


  1. O planejamento e estimativas das tarefas são feitas baseadas no repositório de estimativas e no conjunto de ativos de processo organizacional .
  2. Os recursos e o ambiente de trabalho necessários são planejados a partir dos ambientes padrão de trabalho da organização.
  3. Equipes envolvidas são estabelecidas e mantidas a partir das regras e diretrizes.
  4. Experiências relacionadas aos processos contribuem para os ativos de processo organizacional.
  5. Um processo definido para o trabalho é estabelecido de acordo com a estratégia para adaptação do processo da organização.


  • Gerência de Mudanças
   Propósito:
   Assegurar que as mudanças que afetam os trabalhos sejam avaliadas, aprovadas, implementadas e revisadas de maneira controlada.

   Resultados Esperados


  1. As solicitações de mudanças são classificadas e registradas 
  2. As solicitações de mudanças são avaliadas criteriosamente 
  3. As solicitações de mudanças são aprovadas antes das mudanças serem desenvolvidas
  4. Um cronograma de mudanças e liberações é estabelecido e comunicado
  5. As mudanças aprovadas são desenvolvidas e testadas
  6. Mudanças que não tiveram sucesso são desfeitas ou remediadas 
  • Gerencia de recursos humanos
   Propósito:
   Prover os recursos humanos necessários e manter suas competências adequadas às necessidades do negócio.

   Resultados esperados:

  1. As necessidades estratégicas da organização e dos trabalhos são revistas identificando-se recursos, conhecimentos e habilidades requeridos planejando como desenvolvê- los ou contratá-los 
  2. Pessoas com habilidades/competências requeridas são identificadas e recrutadas
  3. As necessidades de treinamento são identificadas, desde que seja responsabilidade da organização.
  4. Uma estratégia de treinamento é definida
  5. Um plano tático de treinamento é definido para implementar a estratégia
  6. Os treinamentos são conduzidos e registrados 
  7. A efetividade do treinamento é avaliada
  8. Critérios objetivos para avaliação do desempenho de grupos e indivíduos são definidos e monitorados para prover a melhoria contínua
  9. Uma estratégia de gerência de conhecimento é planejada, estabelecida
  10. Uma rede de especialistas na organização é estabelecida e mecanismos de apoio à troca de informações é implementado para incentivar o compartilhamento de experiências 
  11. O conhecimento é disponibilizado e compartilhado na organização
  • Definição do processo organizacional
   Propósito:

   Estabelecer/manter conjunto de ativos de processo organizacional e padrões do ambiente de trabalho

   Resultados esperados

  1. Um conjunto definido de processos padrão é estabelecido e mantido
  2. Uma biblioteca de ativos de processo organizacional é estabelecida e mantida
  3. Tarefas, atividades, papéis e produtos de trabalho associados aos processos padrão são identificados e detalhados, juntamente com o desempenho esperado do processo
  4. As descrições dos modelos de ciclo de vida a serem utilizados nos trabalhos da organização são estabelecidas e mantidas
  5. Uma estratégia para adaptação do processo padrão é desenvolvida considerando as necessidades dos trabalhos
  6. O repositório de medidas da organização é estabelecido e mantido
  7. Os ambientes padrão de trabalho da organização são estabelecidos e mantidos
  8. Regras e diretrizes para a estruturação, formação e atuação de equipes são estabelecidas e mantidas
  • Avaliação e Melhoria do Processo Organizacional
   Propósito:

   Determinar o quanto os processos padrão da organização contribuem para alcançar os objetivos de negócio da organização e para apoiar a organização a planejar, realizar e implantar melhorias contínuas nos processos com base no entendimento de seus pontos fortes e fracos.

   Resultados esperados:


  1. A descrição das necessidades e os objetivos dos processos da organização são estabelecidos e mantidos.
  2. As informações e os dados relacionados ao uso dos processos padrão para trabalhos específicos existem e são mantidos 
  3. Avaliações dos processos padrão da organização são realizadas para identificar seus pontos fortes, pontos fracos e oportunidades de melhoria
  4. Registros das avaliações realizadas são mantidos acessíveis
  5. Os objetivos de melhoria dos processos são identificados e priorizados
  6. Um plano de implementação de melhorias nos processos é definido e executado, e os efeitos desta implementação são monitorados e confirmados com base nos objetivos de melhoria 
  7. Ativos de processo organizacional são implantados na organização 
  8. Os processos padrão da organização são utilizados em trabalhos a serem iniciados e, se pertinente, em trabalhos em andamento 
  9. A implementação dos processos padrão da organização e o uso dos ativos de processo organizacional nos trabalhos são monitorados
  10. Experiências relacionadas aos processos são incorporadas aos ativos de processo organizaciona




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