Sobre a ditatura

Este post fiz no facebook para meus meus amigos que desacreditaram na democracia e a compara a todo instante com a ditadura:
Na época existia um órgão censor que decidia o que deveríamos ouvir, assistir, etc. 
Na época a tecnologia de gravação de músicas era o vinil e faixas consideradas subversivas eram proibidas de ser vendidas ou os discos saíam com faixas arranhadas. 
Os filmes tinham cenas cortadas mutilando as obras.
Se você reclamasse de alguma coisa e fosse considerado subversivo ou comunista poderia ir preso, torturado, morto ou exilado dependendo do humor do governo.
Postagens como esta minha ou dos que criticam a democracia passariam pelo crivo de um censor.
Provavelmente twitter, facebook e outros meios de comunicação livres, como a internet seriam proibidos, como determinadas ditaduras atuais tentam proibir.
As viagens ao exterior de meus amigos que tentam reclamam da democracia seria mais difícil ou vocês acham que os países democráticos  aceitariam facilmente que pessoas oriundas de países ditatoriais entrassem no seu território?
As importações seriam prejudicadas também, provavelmente sanções econômicas seriam colocadas e ficaríamos isolados do comércio mundial.
Com um regime fechado os progressos tecnológicos também seriam dificultados voltaríamos ao tempo em que nossos computadores eram defasados, carros antigos, etc.
Isto me lembra uma certa ilha que se fechou numa ditadura tão boa que não deixa seus habitantes viajarem para onde e quando quiser.
Ou outro certo país do leste asiático que fechou suas fronteiras ao mundo capitalista e vive a mercê de tiranos ricos enquanto a população dependente se ferra.
Resumindo, a democracia não é perfeita. Mas não venham comparar democracia com ditadura. 
O que falta no Brasil é a participação popular mais efetiva na vida política.
Que achemos as respostas debatendo porque na ditadura nem esta oportunidade teríamos.

Comentários

Postagens mais visitadas