O que é um projeto?

Trabalho com projetos e ainda me deparo com pessoas que ainda confundem projetos e atividades rotineiras. Neste post tentarei esclarecer o que os diferencia.
Normalmente as empresas realizam um planejamento estratégico, seja formal ou não, para identificar seus objetivos e metas para os próximos anos. Mas como as organizações materializam sues objetivos e metas? Através de projetos.
Um projeto é um conjunto de ações que buscam atingir um objetivo, demandam tempo, precisam de recursos humanos e financeiros e são únicos.
Uma operação rotineira são os processos já existentes na organização que fazem parte da rotina, tem um resultado esperado, também conta com recursos financeiros e humanos, mas  não tem começo meio e fim. Sempre que o processo acaba ele começa novamente até que aquele serviço seja desativado.
As principais diferenças entre projeto e ação rotineira sao:
Projeto começa e termina enquanto ação rotineira permanece na rotina da empresa.
Projeto é novidade e por ser novidade tem resultado incerto enquanto uma ação rotineira, por ser rotina, tem todo seu ciclo de vida bem estabelecido.
A equipe de um projeto pode ser montada no inicio e desmontada ao seu fim. Enquanto na ação rotineira o profissional quando termina uma ação  reinicia o ciclo sem sair do setor.
Exemplos para ficar mais claro:
Projetos:  produção de um show, construção de uma casa, desenvolvimento de um software.
Ação rotineira: atendimento ao publico, emissão de documento de habilitação, pilotar um avião, etc.
Espero ter ajudado a diferenciar projetos e ações rotineiras.
Até a próxima!

Comentários

Postagens mais visitadas