Escritório de Projetos

   A forma como as empresas tratam seus projetos variam conforme seu tamanho e até sua maturidade. Basicamente existem 3 formas de se desenvolver um projeto nas empresas:
1 - Projetos isolados - Nesta modalidade cada projeto é tocado de forma independente, sem seguir necessariamente os mesmos passos ou alguma padronização. Neste cenário não existe um escritório de projetos.
2 - Escritório de Projetos Departamental - Nesta modalidade existe uma entidade chamada Escritório de projetos que é responsável por gerenciar, padronizar, apoiar o desenvolvimento dos projetos do departamento. Uma área bem comum de ter um Escritório de Projetos Departamental é o setor de tecnologia.
3 - Escritório de Projetos Empresarial - A principal diferença entre o Escritório de Projetos Empresarial e o Departamental é o seu alcance. O Empresarial abrange todos os projetos da empresa e não apenas o de determinado departamento. É claro que montar tal modalidade se torna mais complexa de que um Departamental. A tendência é se começar com um Escritório Departamental e à medida que a empresa adquire experiência transformar em um empresarial.
   Resumindo: O Escritório de Projetos (PMO em ingês - Project Manager Office)  é um centralizador de recursos  (humanos, softwares, conhecimento) sobre gerência de projetos. Cabe a ele acompanahar os projetos e normatizar sua execução, controle e monitoramento.


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